sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Riachão e região: Chuvas retornam e tranquiliza produtores e comerciantes


imageEm abril, as chuvas caíram com intensidade em Riachão















Desde a última quarta-feira (09) que as chuvas voltaram a cair em Riachão do Jacuípe e municípios das regiões do sisal e Território da Bacia do Jacuípe.


Consequência de uma frente fria que chegou ao sul da Bahia esta semana, as chuvas chegaram em um bom momento, já que, com a chegada da primavera, o sol firme já assustava a maioria dos produtores rurais da região. 
Desde a semana passada que as chuvas eram previstas na região, uma vez que os sinais apontavam para isso. “Está ventando do norte, por isso não vai demorar de chover”, disse o comerciante Jorge Paulo Silva Carneiro, proprietário da loja Fascínio, que também possui uma área de terra na região do Açude, em Riachão do Jacuípe.
Chuvas
Escaldados com a recente estiagem, os produtores já temiam a longa travessia do verão com o fim do inverno e a presença do sol firme. O frio da estação também já havia dado lugar ao calor, que pouco a pouco ia mudado a rotina das pessoas. “Esse calor é bom, porque é sinal de trovoada em novembro”, disse outro produtor á nossa reportagem. 
As chuvas que caíram nos últimos dois dias trouxeram um novo quadro para a região. Além de chover durante o dia, uma “pingueira” cai a noite inteira, o que, para os que conhecem, “ajuda muito”. 
“Na minha região choveu mais ou menos 40 milímetros”, informou Antônio Leomar, conhecido por Del, que tem propriedade na região norte de Riachão. 
As chuvas acontecem em Riachão do Jacuípe, Capim Grosso, Mairi, Pé de Serra, Capela do Alto Alegre e vários municípios da região sisaleira e da Bacia do Jacuípe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário