sábado, 19 de janeiro de 2013

Riachão: Previsões se confirmam e as primeiras chuvas caem sobre município


image O açude do Cedro, que estava quase seco, recebeu água nova
Por volta das 20 horas desta sexta-feira (18), depois de longos meses de estiagem, as chuvas voltaram a cair em quase todo o município de Riachão do Jacuípe, segundo as primeiras informações.
Conforme o Interior da Bahia adiantou, depois de um dia de intenso calor, as chuvas, acompanhadas de trovões e relâmpagos, caíram sobre a cidade. Embora sem muita intensidade, e com cerca de uma hora de duração, os efeitos ainda não foram os esperados pela população, que sofre há mais de um ano aguardando a chegada do líquido precioso.

Mas, ainda assim, a chegada das chuvas trouxe mais alegria e esperança para a população, notadamente a da zona rural, que sofre com a labuta com os animais e a falta de água há vários meses. 

A última vez que choveu no município foi no inicio de novembro de 2012, mas aconteceu apenas em algumas regiões. Na região norte e nordeste, por exemplo, o quadro era desolador. Sem receber as chuvas de novembro, as comunidades do Mocambo, Sitio Novo, Chapada, Mocó e Maraíba vinham enfrentando muitas dificuldades, principalmente com a escassez de água.

“Lá tem apenas um poço artesiano que está salvando o povo, e o carro do Exército, que aprece de vez em quando, mas mesmo assim o quadro é triste”, disse um morador do Mocambo antes das primeiras chuvas desta sexta-feira.

De acordo com as primeiras informações, nesta sexta-feira choveu aproximadamente 20 milímetros na região do Mocambo. “Não resolve, mas já ajuda amenizar o sofrimento”, disse outro morador do Mocambo. Já na região do Mocó, as chuvas foram de cerca de 50 milímetros, deixando os moradores alegres.

Outras regiões

Segundo as informações, as chuvas chagaram bem no sul do município, na região de Baixa Nova, Salgado e Ponto Novo. Moradores também informaram que choveu bem na região oeste, no distrito de Barreiros, nos povoados de Terra Branca e Terra Nova.  

Na sede do município as chuvas também aconteceram em um nível razoável. Por causa do calçamento, a água correu forte em muitas ruas, mas na zona rural não faria o mesmo efeito.

O Açude do Cedro, que estava praticamente seco e sujo, também recebeu água nova com as chuvas desta sexta-feira.  “O açude está acima do meio”, disse uma pessoa, referindo-se ao nível da água.

Apesar das boas noitecias, em algumas regiões quase não choveu. Este foi o caso do Bonsucesso, na região leste de Riachão, bem como do Malhador, Campo Alegre e Vila Guimarães. “Lá foi pouca coisa, nem deu para molhar a terra direito”, disse um morador do Bonsucesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário