quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Pé de Serra: Cidade pára e acompanha a despedida do ex-prefeito Piroquinha


image Muita gente foi se despedir do ex-prefeito, bastante aplaudido
O ex-prefeito do município de Pé de Serra, Pedro Falconery Rios, mais conhecido por Piroquinha, foi sepultamento na manhã desta quinta-feira (22) no cemitério local. Desde cedo a cidade parou para se despedir do líder político, com o comércio fechado e as escolas sem aula.
Piroquinha morreu na madrugada desta quarta-feira (21), após permanecer internado durante 15 dias no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. De acordo com boletim médico e informações da família, ele sofria de pneumonia e meningite, mas nos últimos dias teve que ser transferido para uma UTI, já que o seu quadro se agravou após contrair uma infecção hospitalar.
O corpo do ex-prefeito chegou ao município de Pé de Serra ainda na quarta-feira e foi velado durante toda a noite em sua residência. Desde ontem, vários prefeitos, vereadores, lideranças políticas, populares e familiares se revezaram em frente à casa de Piroquinha, que era viúvo.
Nesta quinta-feira, desde cedo muita gente já se aglomerava em frente à residência do ex-líder político. Por volta das 9h50, como previsto, o corpo foi levado para a Câmara de Vereadores do município. “Ele foi uma grande liderança, o primeiro prefeito, lutou pela nossa emancipação, então era justo que a Câmara lhe fizesse essa homenagem”, explicou José Raimundo Cordeiro, mais conhecido por Birineco, atual secretário de Administração do município.  
O prefeito Hildefonso Vitório decretou luto oficial por dois dias no município. Nesta quinta-feira, o comércio praticamente não abriu e a maioria das repartições foi fechada. 
O sepultamento 
Depois das homenagens na Câmara Municipal, o corpo de Pedro Falconery Rios foi levado para o cemitério local, seguido por uma multidão. Familiares, amigos, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, lideranças políticas e populares foram se despedir do velho líder. Pelas ruas e nas calçadas as pessoas aguardavam a passagem do cortejo e aplaudiam a todo instante. 
Quando o cortejo chegou ao cemitério já passava de 11h. Um sol de mormaço anunciava um novo tempo, como se fosse o inverno a se despedir do velho líder. Dentro da capela e do lado de fora as pessoas se aglomeravam para acompanhar a ‘recomendação do corpo’. Nesse instante, alguns filhos e amigos proferiram rápidas palavras, todas elogiosas ao legado deixado pelo ex-prefeito.
Presente, o deputado estadual Jurandy Oliveira (PRP), também ex-prefeito de Ipirá, sintetizou a grande presença de público no sepultamento e o momento carregado de emoção. “Ele deixou uma grande obra aqui na terra, com o seu prestígio e amizade que tinha com todos”, comentou o parlamentar para o Interior da Bahia.
Em seguida, o corpo foi levado para a sepultura. Vestidos com uma camisa branca e com a foto do avô, os netos grudaram no caixão. Ao lado, os filhos acompanhavam tudo e lamentavam a perda do velho pai. Carlos Alberto (Miinho) estava bastante emocionado. Colado, José Fernandes (Zé Peba) olhou fixamente para o caixão e não se conteve. Ao mesmo tempo, as mulheres entoavam cânticos e músicas que simbolizavam o amor que tinham por Piroquinha.   
Quando a última pá de terra foi colocada sobre o caixão, o relógio já marcava mais de 12h. Bem próximo da sepultura, um homem dizia: “Aqui em Pé de Serra ele fez muitas obras, principalmente com o povo”. De repente, não se ouviu mais lágrimas nem choro de familiares. Era, talvez, o conforto que todos precisavam ouvir. Porque tinham certeza que era a partida de um guerreiro.
História e família
Pedro Falconery Rios foi prefeito de Pé de Serra durante dois mandatos (1986 a 1989 e 1997 a 2000). Antes de Pé de Serra se emancipar, ele foi vereador por Riachão do Jacuipe durante três mandatos, sempre com grande votação.
Ele era viúvo e deixou dez filhos: Pedro Raimundo, Ana Lúcia, José Fernandes (Zé Peba), Antonio Jorge (Jorge Rios), Carlos Alberto (Miinho), Romualdo, Luiz Sergio, Eduardo, Ana France e Ana Messias. Além dos dez filhos, Piroquinha deixou 36 netos e 33 bisnetos.  
Por Evandro Matos – especial para o Interior da Bahia (Foto: Marcio Araújo)
Fonte: Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário