domingo, 25 de agosto de 2013

Vettel domina GP e se torna quinto maior vencedor da F-1; Massa é o 7º


image Vettel assumiu a ponta na primeira volta e venceu a corrida
O alemão Sebastian Vettel deu mais um passo importante para a conquista do tetracampeonato mundial de Fórmula-1 neste domingo (25) ao vencer, de ponta a ponta, o GP da Bélgica.
Depois de largar na segunda posição, o piloto da Red Bull ultrapassou Lewis Hamilton logo na primeira volta da corrida e não perdeu mais a liderança.

Com o resultado, Vettel se tornou o quinto maior vencedor da história da Fórmula 1, igualando a marca do inglês Nigel Mansell, com 31 vitórias. Além disso, o piloto da Red Bull abriu uma vantagem de 46 pontos na liderança do Mundial de Pilotos, à frente do novo vice-líder, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que com o segundo lugar na corrida ultrapassou  Kimi Raikkonen na tabela de classificação do campeonato.

Fernando Alonso foi o destaque da largada e saltou da nona para a quinta posição. O piloto espanhol fez uma corrida de recuperação logo no começo da prova e ultrapassou Jenson Button, da McLaren, na quarta volta. Duas voltas depois, chegou à terceira colocação após passar por Nico Rosberg, da Mercedes.

Na 15ª volta, Fernando Alonso e Lewis Hamilton voltaram a protagonizar uma disputa acirrada por posição. O piloto da Ferrari partiu para cima do inglês da Mercedes e fez na ultrapassagem na freada de uma das curvas. Hamilton tentou dar o troco, mas Alonso conseguiu com uma manobra segurar a terceira colocação. Com a ida de Button para os boxes, o espanhol ganhou a segunda posição.

Depois de surpreender no treino de sábado (24) ao fazer a pole position, Lewis Hamilton não conseguiu manter um rimo competitivo em relação a Vettel e Alonso e acabou ficando com a terceira posição. Apesar disso, o piloto da Mercedes conseguiu ganhar uma posição no campeonato de pilotos, passando para o 3º lugar.

Felipe Massa, logo no início da corrida, reclamou no rádio com a Ferrari que o equipamento Kers de seu carro não estava funcionando. Com isso, Massa perdeu duas posições logo na largada e precisou antecipar a primeira parada nos boxes, realizada logo na 10ª volta.

Kimi Raikkonen, que era o vice-líder do campeonato até o GP da Bélgica, teve problemas com os freios do carro e precisou abandonar a corrida na 27ª volta, quando disputava a sétima colocação com Massa.

Paul di Resta, da Force India, que foi o destaque do treino classificatório do sábado ao marcar o quinto melhor tempo, saiu da corrida na 28ª volta após ser atingido pela Williams do venezuelano Pastor Maldonado.

Jenson Button, da McLaren, surpreendeu e andou bem o carro da equipe, que tem enfrentado muitas dificuldades durante a temporada. O campeão mundial de 2009 conseguiu chegar na sexta colocação.

Do UOL, em São Paulo
 
Fonte Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário